Professora: Angela Boscardin Senatore

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Valores: Empatia


No dicionário Empatia significa: faculdade de compreender emocionalmente um objeto, capacidade de projetar a personalidade de alguém num objeto, de forma que este pareça como que impregnado dela. Psicologicamente falando Empatia significa a capacidade para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.

A empatia leva as pessoas a ajudarem umas às outras. Está ligada ao amor e interesse pelo próximo – e à capacidade de ajudar. Quando conseguimos sentir a dor ou o sofrimento do outro ao se colocar no seu lugar, desperta em nós a vontade de ajudar e de agir seguindo princípios morais. Para mim ser empático é ter afinidades e se identificar com outra pessoa. É saber ouvir os outros, compreender os seus problemas e emoções, e essa capacidade de se colocar no lugar do outro que faz com que tenhamos a abertura para ouvir as várias respostas para uma mesma pergunta e entender que não há verdade absoluta. Que a necessidade do outro não é menos importante que a minha. Praticar a empatia requer força de vontade, mas principalmente o desejo de ser uma pessoa melhor e mais humana.

Acredito que a primeira condição para sermos empáticos com os outros é sermos receptivos a nós mesmos, a nossa totalidade, admirarmos mais as nossas qualidades, nos livrando assim de padrões rígidos ou barreiras que nos impedem de fazer um contato mais direto conosco e com o outro, nos tornando assim mais receptivos às diferenças. Reconhecer nossos limites e necessidades é tão saudável quanto querer superá-los.

E qual a importância disso?

Sem empatia há corruptos, violentos, assassinos, sem palavras, enrolões, abusadores, perversos, impacientes, intolerantes, folgados, indiferentes. Sem empatia, há contratos quebrados, acordos não cumpridos, lares destruídos, milhões desviados, trabalhos mal feitos, filas cortadas, favorecimentos ilícitos, chutes nos carros, cortadas no trânsito. Sem ela somos cegos, surdos e mudos para qualquer necessidade que não seja a sua própria.

Empatia é como um músculo que quanto mais exercitamos, mais forte fica. E se deixarmos de praticar diariamente ele voltará a ser flácido. Pra falar a verdade, todo dia há uma briga dentro de mim, um treino pra me tornar mais gentil, compreensiva, amorosa, calma, positiva. Não sou perfeita, sei disso, mas tenho a coragem de me olhar no espelho e reconhecer como sou verdadeiramente, com todos os prós e contras, e sei que o caminho para me tornar uma pessoa melhor é praticando….

E como diz Frejat: Eu te desejo não parar tão cedo pois toda idade tem prazer e medo, e com os que erram feio e bastante que você consiga ser tolerante. Desejo que você tenha a quem amar e quando estiver bem cansado ainda exista amor para recomeçar.

DINÂMICA: “SEDE NO DESERTO”



Aluno 1 – olhos vendados e com as mãos livres.

Aluno 2 – apenas com as mãos amarradas para trás por um fio de barbante

Aluno 3 – boca vendada e a mão com a qual escreve amarrada ao corpo sem poder utilizá-la.

 

MATERIAIS

- Recortes de cartolina de qualquer cor cortados com tesoura em formas geométricas variadas, de diferentes tamanhos (tamanho mínimo: um palmo de sua mão).

- Um tubo de cola (preferencialmente) e/ou um rolo de fita adesiva por grupo, para juntar os recortes de cartolina. - Um palito de churrasco para cada grupo.

- Uma tesoura escolar sem ponta para cada grupo

- Por grupo, uma venda para os olhos feita de tecido escuro bem fechado (sem transparência),

- Dois fios de barbante por grupo, um pequeno de 50 cm e outro grande de 1,50m. O menor será usado para amarrar as mãos de um dos alunos para trás e o maior será usado para amarrar a mão usada para escrever ao corpo.

Tempo: 05 minutos para completar a tarefa!

INSTRUÇÕES

Você e seus amigos estão em um deserto há 10 dias, sem água e com muita sede. Para sobreviver mais um dia, precisam urgentemente de água, senão morrerão no dia seguinte. Acontece que a cada 11 dias cai uma chuva naquela região que dura exatamente 10 minutos, tempo suficiente para encher um recipiente que guardará água para os três amigos sobreviverem mais um dia. Vocês têm recortes de cartolina, cola/fita adesiva, palito de churrasco e tesoura (se houver) para construírem o recipiente. Percebem então que começa a chuviscar e sabem que terão agora apenas 05 minutos para deixar o recipiente pronto para coletar o máximo de água possível para sobreviverem. Detalhe: um de vocês é uma pessoa com deficiência visual do tipo cegueira, mas que tem as mãos livres e pode falar; outro de vocês é uma pessoa com deficiência física que teve os braços amputados em um acidente de trabalho, mas que pode falar e enxergar; o terceiro é uma pessoa com deficiência física, pois não pode falar (mudo) e um dos braços também foi perdido em um acidente recente, justo aquele que mais usava para fazer as coisas, mas pode usar a mão que tem e também pode enxergar. Quando eu disser já, começarei a contar 05 minutos para começar a chuva. Ao final, deverão parar completamente e então veremos quais grupos terão chances maiores de sobreviver e quais não terão.

ATIVIDADE PROPOSTA

Assista ao vídeo motivacional - O Cão e a Garça - Empatia 


Após ler o texto e assistir ao vídeo realize a atividade abaixo. Para resolvê-la leia as orientações com atenção. Não esqueça de colocar seu nome completo na atividade. Ao terminar click em “Finish” (finalizar). Depois selecione “Enviar as minhas respostas ao professor” e mandar para o e-mail: angela.boscardin@gmail.com



Veja na foto abaixo como fazer:

Valores: Empatia, an interactive worksheet by angelasenatore
liveworksheets.com
fonte: http://tatianaperazzolo.com.br/oi-mundo-um-texto-sobre-empatia/
https://educacaonaopara.com/wp-content/uploads/2020/08/5%C2%BA-ANO-LEITURA-E-INTERPRETA%C3%87%C3%83O-DE-TEXTO-INFORMATIVO-E-TIRINHA-SIGNIFICADO-DE-PALAVRA-EMPATIA.pdf
https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/2021/02/plano-de-aula-empatia-projeto-de-vida.html

Sem comentários:

Enviar um comentário