Se fizermos uma breve pesquisa perguntando às pessoas à nossa volta o que elas gostariam que fosse diferente no mundo, certamente haverá uma extensa lista de problemas que, na opinião delas, deveriam deixar de existir. A pobreza, a discriminação, a violência, o desmatamento e a poluição seriam apenas alguns exemplos. Por outro lado, é possível que a maioria dessas pessoas dissesse não estar engajada em nenhum tipo de ação que possa mudar a realidade da qual fazem parte e que tanto gostariam que fosse diferente.
Por que você acha que isso acontece? Pare por um momento para refletir sobre as seguintes questões: Se nossos antepassados não tivessem feito nada para enfrentar os problemas da época, como seria o mundo hoje? Por que tantas pessoas optam por não fazer nada diante de problemas que afetam a vida delas e dos outros ao redor? Que mundo você gostaria de deixar para as futuras gerações?
Por sentirem-se tocados por essas e outras questões, muitos indivíduos estão engajados em projetos sociais, seja como parte de suas profissões, seja por meio de trabalho voluntário. Um projeto social pode ser definido como um plano de ações bem estruturadas com a intenção de melhorar problemas sociais ou ambientais. Para muitas dessas pessoas, construir um mundo melhor não é apenas uma preocupação ou algo de que se ocupam eventualmente, mas é parte de sua identidade e projeto de vida.
Se não apenas queremos, mas precisamos, melhorar o mundo em que vivemos, é muito importante que o engajamento social faça parte de nosso projeto de vida.
Para desenvolver um projeto social é preciso seguir algumas orientações a fim de que ele realmente seja eficaz e se sustente como proposta de mudança na nossa vida e na de outras pessoas, levando em conta as ferramentas, o tempo e o apoio que serão disponibilizados nessa empreitada. Leia as dicas a seguir com a turma e reflita sobre elas.
Definição do problema: Em um projeto social não é possível transformar todos os problemas da comunidade. O grupo deve delimitar qual problema específico será objeto de sua intervenção.
Observação e escuta: A definição do problema específico sobre o qual o grupo vai intervir deve partir de observações e da escuta de pessoas envolvidas com a questão, o que exige uma postura investigativa.
Eficiência e viabilidade: Um projeto social, além de ser eficiente no atendimento às necessidades reais da comunidade, precisa ser viável. O grupo deve conhecer as causas e as consequências do problema.
Criatividade: Há problemas sociais que persistem, apesar das tentativas de solucioná-los. É necessário criatividade e inovação, sem perder a preocupação com viabilidade e eficiência.
MAPEANDO OS PROBLEMAS E AS ENTIDADES SOCIAIS DA COMUNIDADE
fonte: https://saber.com.br/obras/PNLD/PNLD_2021_OBJETIVO_1/Obra-cc61b9d1-9c17-4f25-8dde-31d21a245f9e/cc61b9d1-9c17-4f25-8dde-31d21a245f9e.pdf
Um problema social é o ponto de partida de todo projeto social. Para começar a desenvolver esse projeto, elaborem uma lista dos problemas da comunidade que vive no entorno da escola, indicando suas possíveis causas e consequências. Levantem o máximo de dados possível, fazendo observações e conversando com pessoas que vivem ou trabalham na comunidade.
Após ler o texto realize a atividade abaixo. Para resolvê-la leia as orientações com atenção. Não esqueça de colocar seu nome completo na atividade. Ao terminar click em “Finish” (finalizar). Depois selecione “Enviar as minhas respostas ao professor” e mandar para o e-mail: angela.boscardin@gmail.com
Veja na foto abaixo como fazer:

Sem comentários:
Enviar um comentário