Considere também suas características de personalidade: como costuma reagir a diferentes situações, como estabelece e o que valoriza nas amizades e relações pessoais, elementos com os quais se preocupa e habilidades desenvolvidas até o momento.
Ao longo da vida as pessoas se envolvem com determinadas áreas de conhecimento, exercitam e se motivam quanto a determinadas habilidades. Você também deve pensar nas habilidades e jeitos de ser que vai precisar ou gostaria de construir em si.
É importante saber que o ser humano nunca está completamente pronto: as pessoas vão se construindo a partir das experiências e dos significados que elas compartilham com os outros. Por exemplo, ao frequentar o curso escolhido para a graduação você vai perceber que ele não só possibilita o acesso aos conhecimentos da área, mas que também contribui no desenvolvimento de atitudes e habilidades necessárias para a execução do trabalho, e também uma forma de compreender o mundo.
Quanto ao autoconhecimento, é interessante você pensar na sua história. Pense em como você construiu seu modo de ser até agora. Mas lembre-se que isso deve te ajudar a pensar quem você pretende de ser no futuro.
Como as pessoas se constroem por meio das relações sociais, conversar sobre você (valores, estilos, características) com familiares, amigos e outras pessoas que você considere importantes pode contribuir muito para o autoconhecimento. Sempre serão opiniões pessoais, com as quais você poderá concordar mais ou menos, mas servirão de referência para sua auto avaliação.
ATIVIDADE PROPOSTA
Sem comentários:
Enviar um comentário