Professora: Angela Boscardin Senatore

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Diferentes fatores influenciam nossas escolhas


Liberdade é poder escolher o que se quer fazer.

Porém, a vida não se resume apenas a ter opções.

Diferentes fatores influenciam nossas escolhas, e nem sempre é fácil saber qual é a melhor opção entre todas as possibilidades que temos à nossa disposição. 

Em algumas situações, podemos ficar diante de um conjunto de opções que nos impõem questionamentos morais bem claros. Assim, se estamos convictos de nossos valores, as nossas escolhas se tornam mais simples. 

Em outros momentos, podemos nos deparar com muitas opções diferentes, todas elas válidas. 

E há, também, as situações em que as opções que temos não são assim tão evidentes ou, então, implicam decisões que podem entrar em conflito com nossos valores. 

Em todas essas situações, nem sempre temos o controle de nossas escolhas. Condição social, limitação geográfica, cenário político ou situação econômica impactam de diferentes maneiras a vida das pessoas. Há quem sinta mais os efeitos, por exemplo, do desemprego; outros não conseguem superar as imposições hostis do ambiente, como nas regiões atingidas pela seca. Nesses casos, a liberdade de escolha se torna mais limitada. 

Por isso tudo, no momento de fazer escolhas surgem duas questões importantes: Somos realmente livres para escolher? Como devemos fazer nossas escolhas?

CAMINHOS POSSÍVEIS

Nossas escolhas passam por variados fatores, sendo dois deles fundamentais: o autoconhecimento – saber quem você é, o que lhe dá prazer ou faz sentido para você, suas habilidades e deficiências – e o universo de escolhas disponíveis. 

Quanto mais você conhece do mundo, mais opções de escolha você tem. Portanto, uma atitude sensata é buscar experiências que o ajudem a se conhecer melhor – saber do que gosta e não gosta, o que valoriza e não valoriza, seus talentos e suas habilidades – e a identificar as opções que tem e os caminhos que pode seguir. 

Ser curioso, no sentido de se interessar pelo mundo e pelas pessoas, saber como as coisas funcionam e como as pessoas vivem, ajuda muito. Trata-se também de uma atitude diante da vida. 

Teoricamente, depois de viver diferentes experiências e acumular vivências, seria simples escolher uma profissão e seguir uma carreira. Sabendo daquilo que gosta de fazer e que lhe faz bem, você verificaria tudo o que precisa ser feito para se tornar um profissional na área escolhida, traçaria um plano e o seguiria, certo? 

Só que as coisas não são bem assim! 

Na prática, diferentes aspectos podem influenciar a escolha de uma profissão. Você pode adorar determinada atividade, mas não ter as habilidades necessárias para exercê-la. Até poderia desenvolvê-las, mas o investimento em tempo e recursos necessários para isso talvez esteja além de suas possibilidades. 

E se você pretendesse exercer uma profissão, mas descobrisse que alguns de seus aspectos não lhe agradam, como remuneração insuficiente e campo profissional saturado, com poucas vagas no mercado de trabalho?

Esses são alguns dos aspectos que devem ser levados em consideração na hora de construir seus percursos e fazer suas escolhas. 

Cada possibilidade profissional que você considerar, e que for possível realizar, vai colocá-lo em contato com diferentes pessoas e trará vivências e experiências únicas. Portanto, a profissão escolhida será um elemento significativo na construção da sua identidade. 

Por isso, um projeto de vida não pode se limitar ao reconhecimento de cenários e à definição de percursos. Além de saber do que gosta profissionalmente, o que você faz bem ou qual área remunera o quanto você gostaria de receber, é importante saber quais são as suas escolhas (e por que são essas e não outras) e quais, entre todas elas, podem lhe trazer satisfação e realização.

ATIVIDADE PROPOSTA


Conhecer melhor diferentes profissões  e analisar se o campo profissional  não está saturado lhe possibilita construir uma percepção mais realista sobre o caminho que deseja trilhar e se é viável. Esses fatores são primordiais, pois colabora significativamente para a elaboração e reelaboração de seu projeto de vida. Esta atividade tem, portanto, o objetivo de ajudá-lo a investigar, por meio do diálogo com profissionais, características de diferentes profissões e áreas de atuação, para que possa analisar se está realizando a escolha correta no campo em que pretende atuar. Por isso, nesta atividade, você vai entrevistar um profissional de uma área de atuação pela qual se interessa. 

No momento da entrevista, lembrem-se de respeitar o entrevistado. Deixe-o falar, espere que ele termine a fala antes de fazer a próxima pergunta e não aborde temas que possam constrangê-lo: exercitem a escuta ativa e dialogue com cuidado e franqueza com o entrevistado.

Depois de escolhida a pessoa a ser entrevistada, decida qual vai ser a forma de registro. A entrevista pode ser filmada pelo celular, e enviada no Classroom. Caso não seja gravada, organize-se para garantir o registro dos principais pontos do diálogo. Não se esqueça de explicar o propósito da entrevista à pessoa escolhida e pedir permissão para a divulgação dos resultados.

Sugestão de roteiro para entrevista


Como foi sua trajetória até exercer a profissão atual?

Quais os fatores que influenciaram sua escolha profissional?

Você sente-se realizado no que faz?

Quais valores fundamentais todo profissional de sua área de atuação deveria ter?

O que mais o (a) motiva em sua profissão? Relate os pontos positivos e negativos.

Descreva uma situação que você acredita que tenha feito a diferença. E por que funcionou tão bem?

De qual parte da sua rotina de trabalho você mais gosta?

Relate uma situação que você teve dificuldades para superar. E como foi solucionado esse impasse?

Você recomendaria essa profissão a outras pessoas que se interessam em ingressar neste mercado de trabalho?

Sua profissão é valorizada na comunidade em que você vive?

O mercado de trabalho nesta área é promissor?

Quais são as características indispensáveis para alguém que pretende atuar nessa área profissional?

https://colegioplanck.com.br/competencias-e-habilidades-no-ensino-medio/
https://static.educar.tech/saber/pnld2021/SCIPIONE/755/completo.pdf
https://static.educar.tech/saber/pnld2021/SARAIVA/739/MODULO_2.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário