Professora: Angela Boscardin Senatore

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Habilidades profissionais mais solicitadas do século XXI


Em um mercado de trabalho que se torna cada vez mais competitivo, apenas bons currículos e qualificações não são mais suficientes para conquistar a vaga desejada. Isso ocorre porque, atualmente, as empresas esperam também por outro tipo de competências em seus funcionários: as soft skills (ou habilidades comportamentais).

O mercado corporativo moderno valoriza cada vez mais pessoas com competências socioemocionais. Esse tipo de habilidade envolve empatia, trabalho em equipe, gestão do tempo e, o mais importante, relacionamento interpessoal. São atributos que não dá para adquirir estudando ou lendo teorias. Também não é o tipo de habilidade que se conquista apenas como traço de personalidade ou a partir da criação familiar. Porém, é possível desenvolver e melhorar sempre.

Uma pesquisa recente da revista Você S/A revelou que somente 13% das demissões têm a ver com as hard skills (ou habilidades técnicas), enquanto 87% estão diretamente ligadas a questões comportamentais, ou seja, à ausência de soft skills. As empresas contratam pelo currículo e demitem pelo comportamento.

Atualmente, além de verificar os atributos técnicos, os recrutadores buscam profissionais com soft skills bem desenvolvidas. Ao contrário das hard skills, que podem ser medidas por meio de testes simples e comprovadas através de certificados e diplomas, as soft skills possuem natureza intangível e difícil de mensurar. As soft skills são traços de personalidade que influenciam os relacionamentos no ambiente de trabalho e, consequentemente, a produtividade da equipe e da organização como um todo.

Em geral, é mais simples para o empregador ensinar uma competência técnica do que uma comportamental. E, no mundo de negócios contemporâneo, os colaboradores devem obrigatoriamente ser capazes de se adaptar rapidamente, trabalhar bem em equipe, superar desafios e lidar com adversidades externas.

A consciência das emoções e o desenvolvimento das competências comportamentais são fatores essenciais para o sucesso do indivíduo. Por outro lado, a incapacidade de gerenciar as próprias emoções pode prejudicar gravemente a performance profissional e o desempenho corporativo. É importante ressaltar que as habilidades são importantes para a vida como um todo. São benéficas para a vida acadêmica, e para o sucesso pessoal e profissional.

Principais tipos de soft skills

A demanda crescente por soft skills nas empresas também se explica pela tendência de queda das fronteiras entre as atribuições de cada profissão. Os profissionais de todas as áreas devem ser capazes de se adaptar, adquirir novos conhecimentos técnicos, características comportamentais e capacidade de atuar junto a colegas de formações e áreas diferentes.

Em 2017, a pesquisa global do Capgemini Digital Transformations Institute descobriu que 60% das organizações estão insatisfeitas com as soft skills de seus colaboradores. Veja quais são as habilidades mais usadas.

Autoconhecimento: capacidade de reconhecer com precisão as próprias emoções, pensamentos, valores e como eles influenciam o comportamento. Assim, pode-se avaliar com precisão os pontos fortes e as limitações de uma pessoa.

Autocontrole: capacidade de regular, com sucesso, as próprias emoções, os pensamentos e os comportamentos em diferentes situações. Administrar com eficiência o estresse, controlando os impulsos e motivando a si mesmo.

Empatia: tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente o outro indivíduo.

Relacionamento interpessoal: capacidade de estabelecer e manter relacionamentos saudáveis e gratificantes com diversos indivíduos e grupos. Promove as condições de se comunicar claramente, ouvir bem, cooperar com os outros, resistir às pressões da sociedade, negociar conflitos e procurar oferecer ajuda quando necessário.

Autonomia: refere-se à capacidade que os seres humanos apresentam de poder tomar decisões por si, sem ajuda do outro. É estar empoderado da capacidade de decidir de forma livre e espontânea.

Tomada de decisão: capacidade de fazer escolhas construtivas a partir do comportamento pessoal e suas interações sociais com base em padrões éticos, preocupações com segurança e normas sociais. Avaliar as consequências de várias ações e suas relações com o próprio bem-estar e dos outros.

Ética: é a condição do ser humano de avaliar a sua conduta ou a de outro ser humano com base nos valores de uma sociedade.Graças à ética sabemos diferenciar o que é bom e o que não é, se alguém é respeitável ou corrupto, leal ou indigno.

Responsabilidade: cumprir com o dever de assumir as consequências provenientes dos atos. Abrange uma amplitude de conceitos que têm relação com assumir as responsabilidades dos atos praticados de forma consciente e intencionada.

Criatividade: é a capacidade de usar habilidades para criar ferramentas ou adaptar-se ao meio. É encontrar respostas ou descobrir maneiras de inventar algo novo para melhorar a vida cotidiana.

ATIVIDADE PROPOSTA

Nesta atividade, chegou o momento de você rever algumas das competências que aprendeu e desenvolveu ao longo da sua trajetória escolar. A ideia é unir o presente (suas competências atuais que foram ou estão sendo desenvolvidas) com o futuro, avaliando quais delas são mais necessárias para o caminho que deseja trilhar. Vamos considerar três tipos de competência:

- as que estão orientadas para as estratégias de aprendizagem, como a criatividade, a memória e o pensamento crítico;

- as que estão vinculadas às relações interpessoais, como a capacidade de expressar ideias e interpretar;

- e as vinculadas a aspectos intrapessoais, como a inteligência emocional. Essas diferentes competências são complementares e atuam em conjunto a todo momento em nosso dia a dia.

O primeiro passo é fazer uma lista de competências. Para isso, analise o esquema a seguir, que traz alguns exemplos de competências consideradas essenciais para o século XXI. Se possível, pesquise a respeito de outras competências importantes para o desenvolvimento pessoal, para os estudos e para o mundo do trabalho.


Elaborado com base em: GOMES, Patrícia. Conheça as competências para o século 21. Porvir, 14 ago. 2012. Disponível em: https://porvir.org/conheca-competencias-para-seculo-21/. Acesso em: 3 fev. 2020.


Após esse levantamento, faça uma lista com todas as competências que, em sua opinião, você desenvolveu e que são importantes para você considerando as diferentes dimensões de sua vida e para o mercado de trabalho que pretende atuar. Com base nelas, responda ao quadro disponibilizado no Trello.


Após realizar sua atividade disponibilize o link para a correção. Não esqueça de colocar seu nome completo na atividade. Ao terminar click em “Finish” (finalizar). Depois selecione “Enviar as minhas respostas ao professor” e mandar para o e-mail: angela.boscardin@gmail.com

Veja na foto abaixo como fazer:


https://static.educar.tech/saber/pnld2021/SCIPIONE/755/completo.pdf
https://www.iberdrola.com/talentos/profissoes-do-futuro
https://academiadocerebroschool.wordpress.com/2019/12/11/habilidades-socioemocionais-ganham-forca-no-mercado-de-trabalho/

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